MODA SUSTENTÁVEL

Olá, boa noite!

Já ouviram falar de #MODASUSTENTÁVEL

A moda sustentável, de acordo com a Wikipédia,  nada mais é que " um conceito definido por metodologias de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Isto é, a criação de roupas e acessórios sem prejudicar o ecossistema que existe ao redor das linhas de produção deste item". 

Foto: Google 

Para compreendermos  melhor sobre  Moda Sustentável, precisamos entender o significado de #DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL , que de acordo com a #ONU (Organização Nações Unidas), atribui ao desenvolvimento sustentável a seguinte definição:

"Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro".

"O desenvolvimento sustentável sugere qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem" (WWF).

Graças ao crescimento da conscientização ambiental no Brasil e no mundo, seja através de seus fornecedores que estão mais preocupados em atender as exigências das leis ambientais; seja através dos seus colaboradores mais conscientes da importância ambiental (pensando globalmente e agindo localmente) ou seja principalmente através de seus consumidores, dos quais estão cada dia mais cientes de que a sua forma de consumo afeta direta ou indiretamente no meio ambiente; muitas empresas estão se sentindo obrigadas a incluírem métodos sustentáveis tanto na fabricação de seus produtos, quanto na prestação de seus serviços.

Mas não só uma obrigação, a busca pelo desenvolvimento sustentável, tem conquistado mais e mais empresas, tranformando o que seria inicialmente uma obrigação, em satisfação ao envolver toda a sua cadeia produtiva, equipes, colaboradores e clientes; influenciando cada dia mais adéptos à MODA SUSTENTÁVEL.

A moda sustentável sugere a valorização de culturas tradicionais, resgatando técnicas manuais e práticas artesanais, agregando valor às peças, incentivando o empreendedorismo sustentável e tornando como um diferencial a inovação de produtos sustentáveis.

A moda sustentável, em todas as etapas da cadeia produtiva, valoriza a sociedade local, preza pelo respeito ao meio ambiente e qualidade de vida das pessoas e principalmente, incentiva as pessoas envolvidas a buscarem formas de produção sustentável e o consumo consciente.

Baseado nesses princípios, a moda sustentável cria produtos através de matéria-prima menos poluente, sempre optando pela redução do desperdício o uso racional de recursos hídricos e do meio ambiente como um todo.

É muito importante citar que a busca pela moda sustentável, além de agregar valor aos produtos fabricados de forma artesanal, propõe uma produção mais limpa e acima de tudo, mais humanizada; não aceitando em hipótese alguma a exploração de mão de obra (principalmente a infantil); oferecendo remuneração mais justa e respeitando os direitos humanos de cada um.

Entre muitas vantagens de aderir a moda sustentável, não posso deixar de citar a aquisição de produtos mais duradouros (valorizando mais a qualidade do que a quantidade) e a exclusividade (por não se tratar de produtos fabricados em grande escala); atingindo um público cada vez mais exigente referente ao seu estilo e principalmente no que se refere a questão ambiental.

Foto: Google 

Assim se faz moda sustentável: com consciência socioambiental!

E pensando nisso, a Berlokes Acessórios mantém um sistema de processo de produção com o menor impacto ambiental possível e afirma o seu compromisso socioambiental com o nosso planeta!

E aí, bora aderir a moda sustentável?

Abraços,

Berlokes.


Comentários

Postagens mais visitadas